Nos últimos posts falamos sobre escolher o local correto para ajustar a coluna e sobre como os ajustes tem efeito no sistema nervoso central. Dai surgiu a dúvida de um grupo de pesquisadores “será que há diferença, nos efeitos do sistema nervoso, entre eu ajustar no local relevante ou em qualquer lugar?”
Um estudo recentemente publicado na Scientific Reports avaliou justamente isso.
Eles analisaram 86 participantes submetidos a uma avaliação da integração sensóriomotora
através de um teste chamado Potencial Somatosenssorial Evocado que basicamente é uma forma de avaliar a atividade do cérebro seguido de um estímulo elétrico no braço. Após essa avaliação eles dividiram em dois grupos, um que seria ajustado nos locais definidos por um Quiropraxista experiente e outro que seriam ajustados em qualquer local e em seguida refizeram a avaliação.
Os paciente que foram ajustados em qualquer lugar, não tiveram nenhuma mudança na integração sensório-motora, enquanto os pacientes que foram ajustado corretamente, tiveram um mudança na integração sensório-motora (como já era esperado de outros estudos). O interessante desse estudo é mostrar que ser ajustado em locais estabelecidos com base em critérios clínicos corretos, que é como nós fazemos, pode trazer efeitos clínicos muito mais relevantes. Nesse caso principalmente pensando nos efeitos da integração sensoriomotora.
Por isso sempre dizemos, não confie a sua coluna a qualquer pessoa. Nós podemos te ajudar.
Fonte: Simon A. Sazon